autolab_edited_edited.jpg

Linhas de pesquisa da Corrosão

Corrosão sob fluxo multifásico

Avaliação quantitativa da taxa de corrosão de materiais metálicos expostos a um fluxo multifásico conhecido e determinado com o uso da mecânica dos fluidos. Será estudada a cinética de corrosão de ligas ferrosas e não ferrosas na presença de fluidos multifásicos, sendo a estabilidade do sistema implementada com o auxílio de simulação numérica para estudos do regime multifásico e da cinética de corrosão.

Será utilizado software de controle, aquisição e condicionamento de sinais, será realizada simulação numérica para estudos do regime multifásico e da cinética de corrosão e será estudado o perfil de velocidade do fluxo multifásico em regime permanente e avaliando-se a segregação e mistura dos componentes multifásicos.

Corrosão sob tensão

 Essa linha de pesquisa busca avaliar o comportamento de materiais metálicos submetidos a estados de tensões conhecidos na presença de meios corrosivos (como por exemplo cloretos, H2S e CO2). 

Serão realizados ensaios pressurizados e com vibração induzida. Para esses ensaios serão projetados vasos de pressão cladeados para ensaios pressurizados até 200 bar e 200ºC.

©2019 por LNDC.